Como funciona a garantia na Drive Pneus?
Regra Geral• Todos os pneus têm 5 anos de garantia, este prazo é contado a partir da emissão da nota fiscal;
• A garantia atende apenas defeitos de fabricação;
• O prazo de análise dos pneus pode levar até 30 dias;
• Ela é realizada através de fotos enviadas pelo próprio cliente, possuímos um formulário com exemplos de como elas devem ser tiradas. É de extrema importância que as fotos sejam enviadas conforme solicitado no formulário.
• Existem exceções para algumas marcas, que são tratadas logo abaixo.
• Em alguns casos será necessária a coleta do pneu para análise detalhada;
• A assistência só acontece em produtos adquiridos na Drive Comercio Eletrônico de Pneus LTDA;
• Os pneus são analisados pela área técnica da empresa responsável pela garantia, podendo ocorrer pelo fabricante, pelo importador ou pelo revendedor.
Manutenção
Recomenda-se seguir boas práticas de manutenção do pneu e do veículo. Como por exemplo:
• Efetuar as manutenções do veículo recomendadas pelo cronograma da montadora/fabricante.
• Manter a pressão (calibragem) dos pneus, assegurando que corresponda à recomendação do fabricante do veículo. Essa informação geralmente está na coluna da porta do motorista e no manual do carro.
• Utilização do produto de maneira consciente e apropriada, visando preservar sua longevidade e desempenho.
• Não passar produtos químicos ou solventes nos pneus, eles podem mudar a característica da borracha.
• Manter o balanceamento das rodas e o alinhamento do carro em dia.
Em quais casos não há cobertura de garantia?
• Pneus com menos de 2mm de profundidade do sulco ou que alcançou o TWI;
• Danos acidentais, como furos, perfurações, rasgos, ruptura da carcaça e bolhas laterais;
• Situações relativas ao terreno, estrada ou pavimento. Por exemplo: cortes, perfurações, danos resultantes de objetos pontiagudos, quebras causadas por impactos, desgaste irregular da banda de rodagem ou nos ombros do pneu;
• Excesso de peso. Utilização inadequada do pneu em relação ao seu índice de carga;
• Excesso de velocidade. Utilização inadequada do pneu em relação ao limite da rodovia;
• Pressão fora das recomendações. Excesso e/ou falta de pressão de ar;
• Desalinhamento das rodas ou eixos: deslizamento no aro, pneus de medidas diferentes no mesmo eixo do carro, problemas ou particularidades do veículo.
• Pneu montado em roda imprópria para o uso: aros danificados por ferrugem, trincas, deformações ou danos;
• Defeitos nos sistemas mecânicos do veículo. Exemplo: suspensão, amortecedores, direção e freios;
• Montagem ou desmontagem: Problemas na montagem ou desmontagem, uso inadequado de ferramentas para o serviço;
• Manobras de frenagem brusca, patinação e arranque agressivo;
• Desalinhamento da direção ou desequilíbrio no conjunto pneu/roda;
• Modificações no projeto original do veículo;
• Contaminação por substâncias químicas, óleos, graxas, solventes ou quaisquer derivados do petróleo;
• Aquecimento excessivo devido a incêndio ou combustão;
• Uso em corridas, competições ou eventos esportivos;
• Danos causados pelo uso de correntes, ganchos ou outros meios para aumentar a tração do pneu;
• Pneus consertados: pneus com remendos a quente ou a frio, vulcanizações, ressulcagem ou recapagem.
• Aplicação incorreta do pneu: desenho da banda de rodagem inadequado ao tipo de serviço e terreno, montagem invertida em relação à posição no veículo;
• Utilização de pneus em dimensões não homologadas pelo fabricante para a versão do veículo.
Meu caso não se enquadra em nenhum caso anterior, então como eu solicito a garantia?
• Após ter lido e entendido que seu caso não se encaixa em uma das situações mencionadas, ou ainda assim ficou com dúvidas, deve utilizar o formulário de requisição de garantia, acessando aqui;
• O laudo técnico é disponibilizado apenas por e-mail.
• É de extrema importância que todas as informações solicitadas sejam preenchidas com veracidade;
• As fotos devem ser exatamente como nos exemplos solicitados, sempre focando nas partes mais aparentes do defeito, caso as fotos não atendam as necessidades para a avaliação poderá ser requisitada nova foto, ocasionando o atraso da avaliação ou até mesmo a reprovação automática do processo;
• Toda mercadoria aprovada pela garantia será coletada antes da realização do ressarcimento do valor ou troca do produto;
• Caso tenha algum problema ao preencher o formulário ou qualquer tipo de dúvida sobre o processo de garantia entre em contato conosco através de nossos meios de comunicação localizados no rodapé do site.
Proporcionalidade do valor reembolsado em caso de garantia
• Comprovado o defeito iremos coletar a mercadoria com problema e enviar uma reposição ou efetuar o reembolso proporcional:
* Se o desgaste da banda de rodagem estiver entre 0% e 10% é possível a substituição completa do pneu.
* Caso o desgaste da banda estiver entre 10% e 90%, ocorre o reembolso proporcional ao uso (observado o limite de 1,6 mm de profundidade do sulco, conforme o indicador de desgaste – TWI)
Marcas com processo específico
• Produtos Michelin e BFGoodrich
A garantia dos pneus das marcas Michelin e/ou BFGoodrich devem ser solicitadas diretamente no site do fabricante no Brasil acessando o link www.michelin.com.br/auto/assistencia
• Produtos Continental, Barum e General Tire
A garantia dos pneus das marcas Continental, Barum e General Tire são solicitadas diretamente no site do fabricante no Brasil acessando contipneus.zendesk.com/hc/pt-br
• Produtos Goodyear e Kelly
A garantia dos pneus das marcas Goodyear e Kelly são solicitadas diretamente no site do fabricante acessando www.goodyear.com.br/contate-goodyear
• Produtos Pirelli
A garantia dos pneus da marca Pirelli pode ser solicitada pelo telefone 0800 728 7638, e-mail: sac.pneus@pirelli.com ou diretamente no site do fabricante acessando https://www.pirelli.com/tyres/pt-br/carro/manual-de-uso-e-garantia
• Produtos Bridgestone
O processo de garantia é direto com o fabricante. Favor entrar em contato com o SAC da Bridgestone.
WhatsApp 11 995801774 Telefone: 0800 016 1718, de segunda à sexta-feira, das 7h às 21h e aos sábados das 8h às 19 h.
E-mail: sacbr@la-bridgestone.com ou acesse https://www.bridgestone.com.br/atendimento-ao-cliente/garantias-de-pneus/
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